CONFLITO INCONSCIENTE CAUSA PREJUÍZO NA GENTE

Published by

on

O papo de hoje é sobre o conflito psíquico, causado pelos nossos desejos inconscientes. O sintoma é um termo usado na psicanálise para descrever um problema, comportamento, sentimento ou sensação de desconforto ou sofrimento que experimentamos. Essa manifestação dá-se de forma simbólica, ou seja, indiretamente, disfarçada de sintomas, tais como: tristeza, ansiedade, depressão, fobias ou dores físicas, sem causa aparente. O conflito inconsciente é a mistura de instintos e desejos influenciando nossas ações e comportamento. Esse conflito pode ser causado por pensamentos e sentimentos reprimidos, adormecidos no inconsciente, que por algum motivo, ou gatilho, “despertaram”. Por exemplo, conflitos emocionais não resolvidos ou desejos reprimidos podem residir no inconsciente por muito tempo, mas um dia eles vêm à tona, em forma de sintoma. É o que chamamos, na psicanálise, de “retorno do recalcado”.

O retorno do recalcado refere-se ao reaparecimento de pensamentos, emoções ou desejos reprimidos do inconsciente, muitas vezes de maneira indesejada e perturbadora, onde conteúdos recalcados (contidos) podem emergir, causando sintomas psicológicos ou comportamentais.

Quando dizemos que o sintoma é uma expressão ou representação simbólica de um conflito inconsciente, estamos dizendo que os sintomas que experimentamos podem ser uma forma do nosso inconsciente tentar se comunicar conosco, demonstrando que algo está errado, perturbando ou preocupando. Essa comunicação ocorre de maneira simbólica, ou seja, os sintomas não são necessariamente uma manifestação direta do problema, mas sim uma maneira disfarçada de expressar esse conflito ou desejo inconsciente.

É por isso que o papel do psicanalista é tão importante, pois ele ajuda a desvendar os conflitos inconscientes do sujeito por meio da análise dos sintomas, buscando a compreensão dos conteúdos reprimidos, a fim de resolver os conflitos emocionais e amenizar o sofrimento, permitindo que o sujeito encontre alívio e compreensão sobre si mesmo, vivendo, assim, de forma saudável…

Deixe um comentário