Psicanálise NÃO É autoconhecimento

Published by

on

Você sabia que conhecer a si mesmo é um dos passos mais importantes em direção ao outro e que nossas ações, muitas vezes, nos impedem de chegar lá?Muitas vezes, somos nós mesmos que impedimos nossa felicidade, quando nos sabotamos contra aquilo que desejamos ou desejamos aquilo que não nos favorece.

Nossas ações podem ser motivadas por impulsos inconscientes que podem nos levar a sabotar nossos próprios desejos ou a desejar coisas que não são realmente benéficas para nós. Na psicanálise, isso está relacionado ao conceito de resistências e repetições, que podem impedir o progresso pessoal.

Mas atenção: a psicanálise não visa diretamente o autoconhecimento, mas possibilita ao indivíduo extrair aquilo que lhe faz permanecer onde está, ajudando-o a entender o que o mantém preso em determinados padrões, possibilitando assim uma nova perspectiva sobre si mesmo. Isso leva tempo e pode prolongar o tratamento além do esperado. Portanto, para quem deseja explorar suas dores e emoções momentâneas, há uma variedade de terapias e profissionais disponíveis para orientá-lo na escolha da abordagem mais adequada às suas necessidades. Inclusive, o próprio psicanalista pode fazer essa recomendação.

A psicanálise visa explorar e compreender os processos mentais inconscientes que influenciam o comportamento e os pensamentos do sujeito, causando desconforto emocional. Ou seja, a psicanálise não é exatamente voltada para o autoconhecimento, mas por meio dela é possível chegar às camadas profundas da psique, permitindo que o sujeito conheça mais sobre si mesmo. Isso faz com que o autoconhecimento seja visto como parte significativa do processo, pois permite que o sujeito se desenvolva cada vez mais, trazendo alívio e abrindo caminhos para novas interpretações.

A função do psicanalista não é dar respostas prontas ou suprir as demandas do sujeito, mas oferecer caminhos para a interpretação dos problemas emocionais que afetam sua saúde mental, ajudando-o a identificar e compreender as origens de seus comportamentos e pensamentos, abrindo espaço para uma nova perspectiva sobre si mesmo e sua vida. Isso pode levar ao alívio do sofrimento emocional, à mudança de comportamento e, em alguns casos, até mesmo à cura.

Deixe um comentário

Previous Post
Next Post